terça-feira, 7 de maio de 2013

A Importância da Flexibilidade e Alongamento na Corrida


Alongamento e flexibilidade significam a mesma coisa? Ainda existe muita polêmica em relação a este assunto.
O que quero deixar claro aqui é que alongamento e flexibilidade são coisas diferentes. A flexibilidade é a maior amplitude de movimento que as articulações do nosso organismo conseguem realizar. O alongamento é uma das ferramentas que usamos para conseguir manter ou aumentar a nossa flexibilidade.
É inquestionável que um atleta que tem uma flexibilidade adequada tem uma melhor biomecânica e, por conseqüência, menor risco e incidência de lesões.
O atleta que tem boa flexibilidade tem uma passada mais larga e uma pisada mais correta não contrai músculos sem necessidade exagerada. Desta forma, ele terá menores chances de desenvolver problemas e desvios posturais.
Para gozar de todos os benefícios de uma boa flexibilidade é imprescindível a realização de exercícios de alongamento. Mas, ainda existe muita controvérsia em relação ao momento em que estes exercícios devem ser realizados em um treino de corrida.
Estudos mostram que se o alongamento for realizado antes do treino, ocorre um relaxamento demasiado na musculatura do atleta, ocasionando perda de eficiência da contração e do gesto esportivo. Concordo em parte com esta afirmação. Explico: O alongamento realizado com exercícios estáticos por mais do que 30 segundos são capazes de gerar este relaxamento. Entretanto, os exercícios que têm a duração inferior a este tempo agem mais como um “aquecimento” do músculo a ser utilizado.
Também existem estudos que mostram que se o alongamento for realizado depois do treino, com a musculatura já fatigada e super aquecida, proporciona uma chance maior de lesões. Concordo também em parte, pois o alongamento realizado no pós treino tem que ser suave, com o objetivo de relaxar a musculatura cansada. Deve ser feito no limite da dor, e segurar por até 30 segundos. Mais do que este tempo, existe o risco mencionado acima.
Se os atletas tiverem uma orientação adequada em relação ao alongamento, acredito que seu desempenho e saúde não serão prejudicados. Acredito ainda que o atleta de corrida deve realizar um treino para manter ou aumentar sua flexibilidade, em horários diferentes de seu treino principal, de seu treino de corrida.
Desta forma, o atleta poderá se concentrar em alongar um músculo específico e segurar o exercício por maior tempo, fazendo um movimento de amplitude maior do que de costume, visando conseguir todos os benefícios do alongamento. (vide box).
Benefícios do Alongamento:
  • Aumentar seu alcance de movimento, melhorando o desempenho e tornando a corrida mais confortável;
  • Favorecer o funcionamento dos músculos e o comprimento da pisada;
  • Permitir uma transição relaxante ao final do treino;
  • Relaxar os músculos que foram muito exercitados.
*** Fonte: “Guia de Prevenção e Tratamento de Dores e Lesões” – Dagny Scott Barrios***



Entre no Blog: LEIA O BLOG - MAIS DE 30.600 VISUALIZAÇÕES

Página no Face: CURTA A PÁGINA - MAIS DE 1.090 LIKES

Grupo no Face: ENTRE PARA O GRUPO - MAIS DE 10.200 AMIGOS

Assista os vídeos no Youtube: ASSISTA OS VÍDEOS - MAIS DE 21.720 EXIBIÇÕES

Nenhum comentário:

Postar um comentário